São Paulo, segunda-feira, 18 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ilha teve seu boom nos 80

DO ENVIADO ESPECIAL

Quem voa de Bancoc a Krabi deve passar necessariamente por Phuket. O nome é o mais conhecido no ocidente, quando o assunto é praia na Tailândia.
A fama de local paradisíaco ainda permanece, embora, para muitos visitantes, Phuket esteja hoje longe de ser o lugar maravilhoso de outras épocas.
É o caso do Méridien, por exemplo, um duvidoso, ainda que bastante confortável, complexo de construções de telhados verdes, cercado de água clorada por todos os lados.
Os saudosistas creditam a esse boom turístico, que ocorreu especialmente na década de 80, uma certa vulgarização do lugar -que, muito conhecido, muito frequentado, deixou de ter aquele ar de exclusividade e ineditismo que viajantes mais exigentes cultivam.
Cabo Frio
Não deixam de ter razão. Phuket continua um lugar de belas praias, paisagem e bons hotéis.
Mas, ali, uma ocupação urbana confusa e um certo frenesi de balneário colaboram para eliminar a idéia da remota e paradisíaca ilha nos mares do sul.
Em resumo, a mais famosa ilha tailandesa está mais para Cabo Frio do que para Fernando de Noronha.
Como um desses balneários de costa européia, onde jovens andam de lambreta, bares ficam abertos até de madrugada e bandas de rock reúnem modernos em nightclubs.
Claro que o isolamento sempre pode ser assegurado em resorts ou pontos menos frequentados da ilha. Há vários deles de alta qualidade e que garantem quase sempre conforto e uma certa privacidade ao visitante -com praias privativas e os serviços de costume.
Claro também que, para quem prefere unir onda do mar e agitação, é um endereço a constar na agenda.
Mas, se não é seu caso, não bobeie: troque Phuket pela área da ponta de Phra Nang, em Krabi, ou pelas ilhas Phi Phi (a 30 km de Phra Nang, de barco) sem pestanejar.

Texto Anterior: Altar profano para indiana compõe folclore local
Próximo Texto: Bancoc é um frenético mosaico urbano
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.