São Paulo, terça-feira, 19 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forman celebra sedução

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

"Valmont - Uma História de Seduções" (HBO, 18h) é uma das versões recentes de "Ligações Perigosas", de Choderlos de Laclos.
Realizada por Milos Forman, ficou menos célebre do que a adaptação de Stephen Frears. Mas em alguns aspectos pode ser considerada até superior.
Se Frears investe na perversidade implícita na sedução, Forman privilegia o investimento afetivo que existe no gesto da sedução.
O jogo amoroso é seu assunto central, de maneira que Valmont acaba sendo dotado de uma inocência que Frears não lhe confere em momento algum.
A comparação se impõe, primeiro por serem dois filmes dignos. Mas se "Valmont" pode ser considerado superior é porque se baseia num equilíbrio bem mais delicado.
Forman postulou uma adaptação livre. Talvez "Valmont" seja sobretudo um filme de suas idéias, em que a própria sedução, por constituir uma invasão da alma do outro, já se revista de um caráter perverso, porém inscrito no homem, inexorável.
(IA)

Texto Anterior: Ficção científica domina com Crichton e Fleischer
Próximo Texto: Camponesa; Luzes; Na Surdina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.