São Paulo, terça-feira, 19 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIRGINDADE

Estácio e Lapa
A Lapa bem que podia ser considerada o bairro malandro do Rio de Janeiro doa anos 20. Mas o Estácio não deixava por menos. A maioria dos malandros que fizeram nome na velha Lapa nasceu no Estácio (...). A nata da malandragem gostava de se encontrar no Bar Pavão. Pelas mesas do bar passavam nomes como Brancura, Gaguinho, Waldemar Navalhada, Tertuliano e Bacalhau (...).

Empréstimos
Graças à música, Moreira gozava de uma situação financeira bem melhor que a dos colegas de prefeitura. (...) Quando foi promovido a chefe de garagem, percebeu que podia tirar vantagem da situação. Passou a emprestar dinheiro (...) Emprestava a juros de 10%. No final do mês, os funcionários formavam uma fila para receber das mãos de Moreira os envelopes com o pagamento da prefeitura. Antes de entregar os vencimentos aos colegas, ele abria o envelope e tirava a parte que lhe cabia. Abatia o empréstimo na fonte.

Texto Anterior: BOSSA NOVA
Próximo Texto: Exposição avalia produção japonesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.