São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritora Darnell Martin se sai bem em sua estréia como cineasta

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Só há um tipo de gente mais excluída que os negros do processo de enriquecimento nos EUA: são os porto-riquenhos. Ao retratar uma família dessa nacionalidade, o filme "Assim Te Quero Meu Amor" vai muito além da obviedade dessa constatação.
Trabalho de estréia da diretora e escritora Darnell Martin, o filme se sai bem ao lidar com uma situação caótica, conseguindo extrair dela humor, ação e drama.
É notável a influência de Spike Lee no trabalho de Martin. Só que, diferentemente daquele, ela se limita ao aspecto didático da situação que descreve. Em nenhum momento é panfletária ou sectarista.
Ensina que os "chicanos" continuam brigando entre si por migalhas, mas não toma partido.
O roteiro conta a história do casal Chino e Lisette, dois desempregados que tentam criar três filhos no bairro do Bronx, em Nova York.
Ao tentar roubar um aparelho de som para presentear sua mulher, Chino é preso. Lisette se vê obrigada, então, a sustentar a família.
Exemplo da dificuldade da tarefa é o fato de o filho mais velho estar se iniciando no tráfico de drogas.
A situação parece desmoronar a todo momento. Mas o roteiro deixa sempre uma brecha para que a estrutura familiar, sem alicerces, seja mantida apenas com o reboco.
Rita Moreno (atriz de "Cantando na Chuva" e "O Rei e Eu") faz uma participação brilhante, porém curta, como mãe de Chino.
No pouco tempo em que aparece, soltou a frase que define a situação: "É uma família de animais".
O caos se estende pela rua, pelo bairro. Apesar de a diretora não ter explorado todos os contrastes possíveis, o filme é um começo de carreira pra lá de promissor.

Vídeo: "Assim Te Quero Meu Amor" (I Like It Like That, EUA, 1994)
Direção: Darnell Martin
Elenco: Lauren Vélez, Jon Seda e Rita Moreno
Distribuidora: LK-Tel (tel. 011/825-5766)

Texto Anterior: Ruth Escobar decide vender o seu teatro; Michael funda empresa com príncipe saudita; Jesse Jackson planeja protestar contra Oscar; Guto Lacaz inaugura instalação para cama
Próximo Texto: "A Flauta Mágica" ganha versão de bolso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.