São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo CD mostra o auge dos Beatles

"Anthology 2" traz músicas do final dos anos 60

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O lançamento nos EUA pela Capitol Records do segundo CD com versões inéditas de clássicos dos Beatles -"Anthology 2"- não causou nem metade do ti-ti-ti que seu antecessor, "Anthology 1" gerou ao ser lançado em novembro do ano passado.
Mesmo assim, houve fila anteontem à noite na porta das lojas que ficaram abertas até a meia-noite para poder vender o disco.
A maioria dos fãs que não aguentou esperar até ontem pela manhã -quando o CD começou a ser vendido regularmente em todas as lojas- tinha menos de 25 anos e aprendeu a gostar dos Beatles depois da dissolução da banda.
"Anthology 1" já vendeu 3 milhões de cópias nos EUA. O lançamento do primeiro volume da trilogia é considerado "fenômeno".
Muitos previam que a divulgação de músicas e gravações inéditas de clássicos da banda detonariam uma nova onda de "Beatlemania", o que não chegou a acontecer.
O menor interesse no lançamento do segundo volume da antologia tem duas explicações: a diminuição da campanha publicitária e a decepção dos fãs com a qualidade de "Anthology 1".
Em novembro o lançamento do CD foi precedido pela exibição do documentário "The Beatles Anthology", assistido por cerca de 47 milhões de norte-americanos.
Exibido em três partes, o documentário trouxe os Beatles de volta às manchetes dos jornais norte-americanos, criando no público o sentimento de que quem deixasse de ter o "Anthology 1" estaria perdendo algo muito importante.
Apesar de o primeiro volume ter 52 músicas e oito trechos de entrevistas com John Lennon, Paul McCartney, Brian Epstein e Eric Morecambe, as críticas da mídia não foram favoráveis ao disco.
"Free as a Bird" -única música inédita do de "Anthology 1"- foi bem executada na semana em que foi lançada, mas em seguida, desapareceu das rádios.
Auge
Quem superar a decepção do primeiro volume da trilogia e comprar "Anthology 2" pode se surpreender positivamente.
Porque o segundo volume reúne as músicas do período em que os Beatles estavam no auge da carreira, como "Strawberry Fields Forever" e "Penny Lane".
A banda também havia reduzido a frequência de seus shows, dedicando-se à gravação em estúdios. Melhor para o público, que pôde desfrutar de melodias mais trabalhadas e com menos chiado.
A única faixa inédita de "Anthology 2" é "Real Love". Outros bons momentos do álbum são as versões de "Norwigian Wood" (com uso diferente da cítara) e "Fool on The Hill" (só com voz e piano).

Texto Anterior: Da Mudança
Próximo Texto: Pedro Almodóvar assume cinema de lágrimas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.