São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Optra E imprime com qualidade

ROSANE MINGHIM
EDUARDO MARQUES

ROSANE MINGHIM; EDUARDO MARQUES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Impressora da Lexmark tem ótima resolução, mas não alcança a velocidade máxima
A Lexmark Optra E é uma impressora a laser, tecnologia conhecida pela alta qualidade de impressão produzida.
Apresenta ótimos resultados de impressão, com resolução de 600 ppp (pontos por polegada), bastante boa para textos e gráficos e suficiente para a maioria das aplicações domésticas e empresariais de pequeno e médio portes.
A Optra E é compacta e elegante, ocupando espaço pequeno, especialmente quando fechada. O uso é bastante amigável -há só um botão de liga/desliga e um de reset.
Indicadores luminosos informam: pronta para uso (Ready), dados sendo recebidos (Data), falta de papel (Load Paper), papel bloqueado durante impressão (Paper Jam) e erro (Error).
Papéis
Além do papel comum, trabalha com envelopes de vários tamanhos, etiquetas e transparências.
O ideal é usar transparências próprias para impressora a laser. Mas imprime bem em transparências de alta qualidade para máquinas copiadoras. Tais transparências devem ser finas -as mais grossas ficam bloqueadas no mecanismo.
No teste de qualidade, imprimiu extremamente bem, mesmo a 300 ppp -ela tem mecanismo de suavização de cantos, PQET.
Uma característica das impressoras de alta resolução é a complementação de imagens gráficas.
Em alguns casos, o gráfico apresenta falhas no vídeo, devido ao modo de coleta de imagens (como bitmaps direto de tela), mas a impressão corrige parte delas.
Nesse teste, a Optra E teve bom desempenho, complementando com precisão imagens visualmente falhas no vídeo, a 600 ppp.
Também permite o controle sobre o contraste e sobre processo de dithering (leia texto ao lado).
A Optra E admite a seleção de vários níveis de tinta. Há economia de toner nos modos mais claros.
Também há vários modos de impressão, que controlam a velocidade: GL/2, QuickPrint+ (para o "Windows") e Print Accelerator.
A combinação dos diferentes comandos permite alto grau de controle da impressão, combinando precisão para páginas complexas, economia de toner para páginas mais simples e impressões provisórias e ajuste fino de aparência para diferentes combinações de gráficos e texto.
Velocidade
Nos testes de velocidade, o ganho dos modos mais rápidos não se mostrou significativo, nessa configuração da impressora com 1 Mbyte de memória.
A máquina não chegou perto da velocidade máxima (6 ppm). Num teste com sete páginas de texto, o tempo ficou por volta de três minutos, no modo mais lento. O ganho de um modo para outro foi marginal -10 a 20 segundos.
Também há pouca diferença em tempo de impressão com a alteração da resolução de 600 para 300 ppp. Os tempos medidos representaram tempo total -do momento em que se seleciona a impressora no software até o momento em que a última página é impressa.
No entanto, o tempo de envio (ou seja, o tempo de espera para o computador transmitir as páginas) é bem menor para resolução de 300 ppp do que para 600 ppp.
Os tempos foram contados executando-se a impressão de arquivo, a partir do "Word".
O preço recomendado para a Optra E é razoável para uma máquina voltada ao uso doméstico e de pequenos escritórios.

Texto Anterior: Empresas têm novos modelos
Próximo Texto: Saiba o que é dithering
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.