São Paulo, quarta-feira, 20 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba o que é dithering

ESPECIAL PARA A FOLHA

A apresentação de um objeto qualquer (texto, gráficos etc.) em dispositivos discretos (compostos de uma coleção de minúsculos pontos), como vídeo e impressoras de precisão fixa, exige uma transformação chamada discretização.
O dithering é um processo de filtragem que ocorre durante essa discretização da imagem original em pixels (ou pontos). A filtragem suaviza erros ocorridos na transformação.
Esses erros causam defeitos entre regiões de níveis de cinza similares da imagem, como falhas, irregularidades e falta de definição.
A suavização é feita controlando o contraste dos tons de cinza nos contornos antes da impressão.
O grande efeito do dithering é que os contornos ficam suavizados, e os defeitos da imagem, altamente minimizados.
Há vários métodos (filtros) para fazer dithering. A diferença básica está no padrão de pontos que produzem. Na Lexmark Optra E, há três níveis de dithering. O efeito pode ser visualizado no resultado da impressão.
No dithering mais grosso (coarse), vêem-se claramente pontos circulares em regiões grandes de cor cinza. No mais fino (fine), esses pontos são quase imperceptíveis, e o padrão formado é de linhas bem finas perpendiculares.

Texto Anterior: Optra E imprime com qualidade
Próximo Texto: Como ler formato de arquivos no "Windows"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.