São Paulo, quinta-feira, 21 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade mostra experiência

VICTOR AGOSTINHO
DO ENVIADO ESPECIAL

Uma das experiências de administração participativa que chamou atenção ontem no encontro de Recife foi a de Cebu, principal pólo econômico das Filipinas, onde moram 600 mil pessoas.
Em 88, após 14 anos sem eleições diretas, o prefeito eleito decidiu administrar a cidade com a ajuda de 26 ONG's (organizações não-governamentais).
A partir daí, a mortalidade infantil, que estava, em 1989, no patamar de 24,2 mortos por mil nascimentos, caiu para 20,2 em 1994.
Por sugestão da população, foram criados 47 cursos de capacitação profissional na cidade para adequar a mão-de-obra à necessidade da indústria local. Cerca de 8.000 pessoas já estão formadas.
Depois de graduados, os que não forem absorvidos pela indústria recebem uma linha de crédito com juros subsidiados de 10% ao ano (bancos cobram 20%) para montar seus negócios.
(VA)

Texto Anterior: Miguel Arraes recebe convite
Próximo Texto: Governador propõe lei de reajuste de professor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.