São Paulo, quinta-feira, 21 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região de Sarajevo volta a ter conflito

Facções se enfrentam em Dobrinja

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Sérvios e muçulmanos voltaram a se enfrentar ontem na Bósnia. Houve tiroteios, explosões e prisões em Dobrinja (subúrbio de Sarajevo, a capital).
Apesar de quase toda a zona de fronteira entre a federação muçulmano-croata e os sérvios estar desmilitarizada, existe uma linha divisória em Dobrinja pela qual poucas pessoas passam.
"A situação piorou muito nas últimas 24 horas. É certamente a área mais tensa ao redor de Sarajevo", disse Alexander Ivanko, porta-voz da polícia das Nações Unidas, que mantém 31 observadores em Dobrinja (pronuncia-se Dobrínia).
A cidade foi criada para funcionar como alojamento nos Jogos Olímpicos de Inverno de 1984.
Durante os 43 meses de guerra civil entre a minoria sérvia (que não aceitava a independência da Bósnia) e os croatas e muçulmanos, houve intensos combates na cidade, que fica a oeste de Sarajevo.
Agora, há suspeitas de que os civis sérvios estejam sendo armados para combater os muçulmanos e croatas, a maioria dos quais voltou a Dobrinja há poucos meses.
Um carro explodiu no setor sérvio, matando seu ocupante. O motivo da explosão é desconhecido, mas a ONU suspeita de uma bomba. Três pessoas foram presas.
A Otan, a aliança militar ocidental, que fiscaliza a paz na Bósnia, anunciou que o Exército do governo abandonou ontem totalmente Sarajevo reunificada.
O governo havia feito um pedido, negado, de manter guarnições na cidade mesmo após os sérvios devolverem os cinco subúrbios que mantinham em seu poder.
A companhia aérea iugoslava JAT anunciou ontem a retomada de seus vôos de Belgrado à Bósnia. Os vôos que partiam da Sérvia e Montenegro (que ainda usam o nome Iugoslávia) para Sarajevo foram interrompidos em 1992, no começo da guerra civil.
A primeira cidade a ser atendida será Banja Luka, localidade bósnia controlada pelos sérvios. Segundo a companhia aérea, já há estudos para vôos a Sarajevo.

Texto Anterior: Ataque suicida mata militar israelense
Próximo Texto: Pavarotti anuncia fim de casamento de 35 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.