São Paulo, sábado, 23 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai patrocinar viagens de artistas

PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) e o Ministério da Cultura vão produzir um cadastro anual de eventos no exterior que possam incluir artistas brasileiros.
Os 160 postos diplomáticos receberam a missão de rastrear todas as oportunidades disponíveis. Uma comissão com membros dos dois ministérios vai analisar todas estas possibilidades e definir quais terão o apoio governamental.
Um dos primeiros contemplados neste esforço comum será o escritor Rubem Fonseca, que parte em maio para a Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).
Ele vai receber US$ 6 mil, metade do Ministério da Cultura e metade da universidade, para falar de seu trabalho com alunos e professores.
Segundo Eric Nepomuceno, secretário de Intercâmbio e Projetos Especiais do Ministério da Cultura, mais artistas vão ser atendidos, evitando que uma pessoa tenha apoio dos dois ministérios.
O departamento cultural do Itamaraty patrocina cerca de 300 viagens de brasileiros ao exterior e o Ministério da Cultura mais 300.
Todos os nomes vão ser escolhidos no Ministério da Cultura. Os critérios serão "subjetivos" segundo Nepomuceno. Quem quiser oferecer seu trabalho, pode escrever para o Ministério da Cultura.
O Itamaraty espera também ter mais dinheiro para patrocinar artistas brasileiros no próximo ano pela redução de gastos com os centros de estudos brasileiros, vinculados às embaixadas.
Os 24 centros que existem hoje vão ser transformados em institutos culturais independentes, o que vai permitir arrecadar recursos nos locais onde estão instalados.
O primeiro a ser transformado em instituto é o de Buenos Aires que deve ser inaugurado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso no dia 9 de abril.

Texto Anterior: Angélica estréia em julho
Próximo Texto: Meryl Streep teme carreira depois dos 50
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.