São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
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Leitores aprovam o novo visual da Folha

DA REPORTAGEM LOCAL

Pesquisa do Datafolha, realizada na cidade de São Paulo, revela que a maioria dos leitores aprova a reformulação visual implantada pela Folha no domingo, dia 3.
Entre os assinantes, 83% consideram que o jornal ficou mais bonito, 62% avaliam que está melhor organizado e 55% acham que a leitura agora é mais fácil.
Entre os que compram em bancas, os percentuais foram de 76% (mais bonito), 64% (melhor organizado) e 56% (mais fácil de ler).
Os leitores também gostaram da nova letra utilizada pelo jornal. Dos assinantes, 75% a consideram melhor e 58%, maior do que a anterior. É a mesma opinião de 69% (melhor) e 50% (maior) dos que compram a Folha em bancas.
Mais da metade dos assinantes (51%) e dos compradores em bancas (52%) acredita que é muito importante um jornal ter suas páginas em cores.
As novas letras
O projeto de reformulação gráfica é de autoria da designer Eliane Stephan. A letra dos títulos, chamada Folha Serif, foi criada especialmente para a Folha pelo designer holandês Luc(as) de Groot e pelo alemão Eric Spiekerman.
A que é usada em textos, a Folha Minion, foi adaptada por Spiekerman para o jornal.
A letra dos textos, depois da reformulação gráfica, tem praticamente o mesmo tamanho da anterior, mas foi aumentada a distância entre as linhas.
Metodologia
O Datafolha fez 442 entrevistas em bancas, no domingo passado. Entrevistou 413 assinantes, nos dias 14 e 15, por telefone, com checagem simultânea à coleta de dados, abrangendo 30% do material.
A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, dentro de um intervalo de confiança de 95%.

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