São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA PONTA DO LÁPIS

O leitor deve encontrar nesta edição reportagem relatando resultados de pesquisa Datafolha com assinantes e compradores de banca sobre a nova apresentação gráfica do jornal. Os números são no geral favoráveis, contrastando com o que tem sido dito e escrito ao ombudsman.
Com maiorias sempre acima de 55%, tanto leitores de banca quanto assinantes acham que a mudança foi para melhor. Cito os percentuais de assinantes segundo os quais a nova Folha está: mais bonita (83%), mais criativa (65%), mais bem-organizada (62%), mais didática (56%), mais fácil de ler (55%).
O maior percentual de avaliação negativa apareceu também entre assinantes: 24% consideraram o jornal mais difícil de ler. Isso corrobora algumas queixas apresentadas ao ombudsman de que a nova letra seria menor do que a anterior, dificultando a leitura. Mas, indagados sobre o tamanho da letra pelo Datafolha, só 13% dos assinantes disseram que estava menor (58%, maior). Entre leitores de banca, ela diminuiu para 5%.
A percepção é algo que varia muito de pessoa para pessoa, não tem correspondência total com medidas objetivas. O corpo da letra básica do jornal efetivamente foi reduzido, mas em imperceptível 0,1 ponto (medida tipográfica equivalente a cerca de 0,3 mm), ou seja, 0,03 mm.
A distância entre as linhas, por sua vez, foi aumentada (0,4 ponto). Como há mais branco envolvendo as letras, isso pode ter criado a sensação de que estas diminuíram.
Por outro lado, um dos problemas mais visíveis das duas últimas semanas -a falta de nitidez das fotografias- foi detectado por relativamente pouca gente. Só 57% dos assinantes e, pasme, 29% dos que compram o jornal na banca.
É claro que o assinante, consumidor fiel que paga adiantado, mostra-se muito mais exigente (e sua familiaridade com o jornal facilita comparações). Este certamente tem do que reclamar, pois 77% receberam a nova Folha fora do horário em pelo menos uma oportunidade.

Texto Anterior: Por favor
Próximo Texto: Errei; Sem resultados; Independência ou...
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.