São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tragédia italiana

SÍLVIO LANCELLOTTI
DA EQUIPE DE ARTICULISTAS

Foi terrível, para os clubes italianos, líderes faz quase uma década do ranking das copas da Europa, a fase das quartas-de-final dos torneios do continente.
Três times da Bota acabaram eliminados em circunstâncias dramáticas. No certame da Uefa, o Milan viajou à França para enfrentar com vantagem de 2 x 0 o Bordeaux e perdeu, 0 x 3.
A Roma chegou a revirar os 0 x 2 de Praga diante do Slavia. Em sua cidade, fez 3 x 0, mas sofreu um tento fatal nos últimos segundos da prorrogação.
Na Recopa, o Parma tinha batido o Paris Saint-Germain por 1 x 0 -mas amargou um insucesso de 1 x 3 em viagem, diante de um excelente Raí.
Só a Juventus, com sua retaguarda apavorante, seu meio-campo cambaleante e seu ataque incisivo, conseguiu a sua qualificação, ao bater o Real Madrid, 2 x 0, dentro de casa, depois de um 0 x 1 na Espanha.
Apesar dos seus azares, a Itália manteve a liderança de um item curioso nas estatísticas. Graças à Juve, vai travar sua semifinal nº 65, contra 64 da Alemanha e 61 da Espanha.
Pobre consolo perto da proeza da França, que encaixou três equipes na fase semifinal e deve subir bastante no ranking -circunstância importantíssima, pois determina o número de clubes no torneio da Uefa.
Com as façanhas do Nantes na Copa dos Campeões, do Paris Saint-Germain na Recopa e do Bordeaux na Copa da Uefa, a França invadiu um grupo muito restrito de nações bem-sucedidas nos interclubes da Europa.
Apenas cinco países já tinham colocado três equipes na semifinal. A Itália e a Alemanha, em cinco ocasiões. A Espanha, em três. A Inglaterra, em duas. A Escócia, uma vez.
A França sonha com outro feito -vencer as três decisões. Apenas a Itália realizou simultaneamente os três ganhadores, Milan, Sampdoria e Juventus, em 1990.

Texto Anterior: Palmeiras é favorito, o Santos... quem sabe?
Próximo Texto: Decisão Bosman - 1; Decisão Bosman - 2; Decisão Bosman - 3
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.