São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vendas mostram recuperação em SP

DA REDAÇÃO

O mercado imobiliário paulistano começa a dar sinais efetivos de recuperação, segundo o Datafolha. A venda de apartamentos novos em São Paulo em fevereiro apresentou velocidade média de vendas de 8%, quase o dobro da registrada em janeiro -4,7%.
A velocidade média aponta o número de imóveis negociados a cada cem oferecidos. Foram vendidas 981 (8%) das 12.298 unidades colocadas à venda em fevereiro, um aumento de 69,4% em relação ao mês anterior (579 negócios).
Férias
Apesar de fevereiro ser um mês de férias, a retomada das vendas foi significativa, comparando com os últimos seis meses, quando a média registrada foi de 4,7% (de agosto/95 a janeiro/96). A taxa de 8%, porém, fica abaixo da apontada em fevereiro de 95, que foi de 14,6%.
As vendas apontam o fim de um período ruim para o mercado, iniciado em julho de 95, quando foi editada a MP (medida provisória) 1.053, que proibiu a cobrança do resíduo inflacionário nos contratos novos de longo prazo.
A maioria das construtoras suspendeu as vendas e os novos lançamentos. Em outubro, o governo voltou atrás e liberou a cobrança por um período de 12 meses.
Ranking
Foi o suficiente para que as ofertas aumentassem, passando de 10.118 unidades em novembro para 12.298 em fevereiro. Só agora, no entanto, as vendas começam a acompanhar a maior oferta.
O bairro campeão de vendas, mais uma vez, foi a Vila Nova Cachoeirinha (zona norte), graças ao lançamento de um empreendimento da Procasa/Martins Pereira/Varella, responsável por 82,1% do total geral de vendas -64 de 78. O bairro teve uma oferta total de 102 apartamentos.
O Ipiranga, na zona sul, ficou em segundo lugar, com 74 unidades vendidas. Nesses dois bairros, o tipo mais vendido foi o apartamento de dois dormitórios.
Preços
Já em Pinheiros (54 apartamentos negociados), Jabaquara (53), Campo Limpo (45) e Vila Mariana (39), a maioria dos imóveis negociados é de três dormitórios.
O apartamento mais caro vendido em fevereiro fica no Morumbi: R$ 909,1 mil -uma cobertura de cinco dormitórios e 545 m2.
O mais barato custou 33 vezes menos. Um apartamento de dois dormitórios, 54 m2, no Campo Limpo, foi vendido por R$ 27 mil.

O balanço é um estudo do mercado de apartamentos novos baseado no Roteiro de Imóveis e informações sobre as vendas em fevereiro, coletadas até 18/3/95 junto aos participantes do Roteiro. Esse estudo é uma realização da coordenação de Levantamentos Estatísticos do Datafolha. Informações pelo tel.: (011) 224-3587.

Texto Anterior: Serviço é feito em todo o país
Próximo Texto: Zona sul vira a "Grande Morumbi"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.