São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fazenda de imigrante deu origem ao bairro

DA REPORTAGEM LOCAL

O local onde se desenvolveu o Morumbi foi ocupado, até os anos 40, por uma plantação de chá pertencente ao imigrante alemão Hans Muller Carioba.
Nos anos 40, um grupo de investidores comprou a fazenda. Para urbanizá-la, foi formada a Companhia Morumbi.
Em 1943, o empresário João Gonçalves comprou 98% das ações da companhia e ficou responsável pela implantação do Jardim Morumby (na época escrevia-se com "y").
Era um loteamento quase no meio do mato direcionado para a alta sociedade paulistana.
"O lugar era isolado do centro da cidade e, ao mesmo tempo, não muito distante, o que atraiu muita gente", conta o empresário Ricardo Gonçalves, 72, filho de João Gonçalves.
Até 1964, o loteamento não saiu do papel. Naquele ano, foi finalmente registrada o projeto de implantação na prefeitura.
A mudança da sede do governo estadual para o Palácio Bandeirantes, em 1965, ajudou as vendas de imóveis na região.
"Meu pai teve visão a longo prazo", diz Ricardo Gonçalves, que assumiu a Companhia Morumbi em 1970. A empresa vendeu imóveis na região até 1983, quando passou a atuar em Sorocaba (87 km a oeste de SP).

Texto Anterior: Grife vende, mas não determina os preços
Próximo Texto: CARTAS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.