São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
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Grife vende, mas não determina os preços

DA REPORTAGEM LOCAL

A utilização do nome Morumbi para empreendimentos lançados em outros bairros ajuda a vender o imóvel, mas não influencia o seu preço, na avaliação de Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, da Adviser Consultoria Imobiliária.
"O anúncio atrai mais a atenção do comprador, mas o preço do imóvel é determinado por outras variáveis", afirmaele. Como exemplo, ele cita os custos de mão-de-obra e o preço do terreno.
Ribeiro também lembra que o que está acontecendo com o Morumbi não chega a ser uma novidade na cidade de São Paulo.
"Anos atrás, os Jardins absorveram Cerqueira César. Na zona oeste, ninguém mais lembra de Vila Romana ou Vila Hamburguesa. Tudo virou Perdizes."
Para ele, o Morumbi é apenas um caso extremo de absorção de outros bairros devido ao sucesso imobiliário.
Excessos
"Mas o uso nome Morumbi pode estar levando a um paroxismo", adverte Ribeiro. Ou seja, ao limite máximo de sua utilização, que pode levar a um esgotamento.
O conceito Morumbi costuma ser utilizado para o lançamento de imóveis de padrão mais elevado, com três ou quatro dormitórios.
Hoje, porém, já começam a surgir prédios com dois dormitórios lançados com a grife Morumbi.
"O nome do Morumbi foi vulgarizado", afirma o empresário Ricardo Gonçalves, proprietário da Companhia Morumbi.
"Mesmo com menores áreas, os lançamentos no Morumbi estão mantendo um padrão elevado", discorda Fábio Rossi Filho, diretor da imobiliária Itaplan.
Para Rossi Filho, isso acontece porque a Lei de Zoneamento prevê que só podem ser construídos na região imóveis que ocupem 25% da área total do terreno.
"Com isso, as construtoras acabam investindo bastante em áreas de lazer e paisagismo", afirma o diretor da Itaplan.

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