São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
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Grife não determina o preço

DA REPORTAGEM LOCAL

A utilização do nome "Morumbi" para empreendimentos lançados em outros bairros ajuda a vender o imóvel, mas não influencia o seu preço, na opinião de Luís Álvaro de Oliveira Ribeiro, da Adviser Consultoria Imobiliária.
"O anúncio atrai, mas o preço do imóvel é determinado por outras variáveis", diz ele. Como exemplo, ele cita os custos de mão-de-obra e o preço do terreno.
Ribeiro lembra que o que acontece com o Morumbi não chega a ser novidade. "Anos atrás, os Jardins absorveram Cerqueira César. Na zona oeste, ninguém mais lembra de Vila Romana ou Vila Hamburguesa. Tudo virou Perdizes."
Para ele, o Morumbi é apenas um caso extremo de absorção de outros bairros devido ao sucesso imobiliário. "Mas a exploração do nome Morumbi pode estar chegando ao seu limite", diz.
O conceito Morumbi costuma ser utilizado para o lançamento de imóveis de padrão mais elevado, com três ou quatro dormitórios.
O próprio perfil da população do distrito municipal do Morumbi reflete isso. A renda familiar mensal no bairro é de, em média, R$ 2.600, e 36% das famílias recebem mais de R$ 3.000 por mês. A renda familiar média na capital é de R$ 1.270 mensais, e apenas 9% das famílias ganham mais de R$ 3.000.
Hoje, já surgem prédios com dois dormitórios lançados com o "carimbo" Morumbi. "O nome Morumbi foi vulgarizado", diz Ricardo Gonçalves, dono da Companhia Morumbi (leia ao lado).

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