São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Grandes empresas ajudam pequenas

JENNIFER SKIPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Melhor que ganhar um cliente é mantê-lo. Com esse lema, grandes empresas estão conquistando uma clientela fiel entre os pequenos empresários oferecendo, na venda do produto, uma assessoria gratuita.
Através da distribuidora paulistana Sathya Chocolates, a Lacta oferece um curso, com duração máxima de um mês, para a fabricação de chocolates artesanais.
"Clientes do país todo vêm aprender sobre a transformação do chocolate num produto que terá o toque pessoal deles", conta Elisa Camargo, 40, coordenadora do centro de culinária da Lacta na Sathya há três anos.
Marzia Cardoso, 33, dona da Chablis Chocolateria, procurou a assessoria da Lacta para aumentar a variedade de seus chocolates. "Diminuímos o desperdício, decolamos na produção e melhoramos a qualidade dos produtos."
Toneladas
Inaugurada no ano passado, a Chablis começou com uma produção mensal de cem quilos de chocolate. Em janeiro deste ano, pulou para dez toneladas por mês.
No mercado de sorvetes há 25 anos, a Alaska -que produz os sorvetes Avanti- quis deixar de revender e passar a produzir o seu próprio sorvete dietético.
"Para não arriscar, procuramos a NutraSweet, de quem compraríamos o adoçante aspartame e o simplesse" (proteína do soro do leite que substitui a gordura animal), conta Lauro Schorz, gerente de vendas da Alaska.
"Sem esse apoio teríamos demorado bem mais para achar o ponto certo de adoçante no sorvete."
A NutraSweet, líder mundial de adoçantes de aspartame, é representada com exclusividade no Brasil pela TB-Tovani Benzaquen.
"Percebi que, para manter o cliente, oferecer uma suporte técnico seria uma boa idéia", revela Emma Benzaquen, diretora de marketing da TB.
Dois engenheiros de alimentos ficam à disposição dos clientes da TB para serviços como tirar dúvidas, fornecer pesquisas de mercado e ajudar a desenvolver receitas.
Por telefone
A J. Macêdo Alimentos -que faz a mistura para pães Bentamix e da farinha de trigo Dona Benta- tem um serviço telefônico gratuito.
O Bentamix Resolve serve para tirar dúvidas sobre qualquer etapa da produção de pães e similares.
A assessoria inclui ajuda gratuita para quem quer montar uma padaria, pesquisa de mercado e treinamento e atualização para padeiros.
"Nós queremos criar uma relação fiel com o cliente dando a ele todo o apoio técnico que ele precisar", conta Maurílio Lobo Filho, 38, diretor de vendas da J. Macêdo.

Onde encontrar - Bentamix Resolve (J. Macêdo): 0800-217105; NetSat: (011) 284-5222, ramal 1.146; Serviço Philips de Orientação Técnica: (011) 450-8480; Sathya Chocolates: (011) 246-4964 e (011) 857-0035; Santa Marina: 0800- 130223; Tovani-Benzaquen: (011) 290-9166.

Próximo Texto: Midas traz novo conceito automotivo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.