São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campinas mostra tendências do ano

ROBERTO MACHADO
DA FOLHA SUDESTE

O baixo número de franquias na área de alimentação foi a grande surpresa da 2ª Sernef (Feira de Serviços, Negócios, Franchising e Automação Comercial).
A feira, realizada no Galleria Shopping, localizado em Campinas (99 km a noroeste de São Paulo), acabou ontem.
"Nossa avaliação é que houve grande expansão nesse setor nos últimos anos. Isso justifica o pouco interesse dos empresários, que não vêem mais mercado para crescer e se expandir", afirmou Roberto Medeiros, um dos organizadores do da 2ª Sernef.
Para Medeiros, os destaques da feira neste ano foram as franquias de cursos de inglês e de escolas de informática: "São os nichos de mercado mais promissores no país atualmente".
Franquia é um sistema de negócio que consiste na transferência dos direitos de exploração da marca, serviço, produto ou tecnologia de operação de uma empresa para outra, mediante o pagamento de taxas e royalties.
Um ciclo de palestras ocupou as quatro noites do evento. Foram discutidos temas como o uso comercial da Internet (rede mundial de computadores) e a troca eletrônica de documentos.
A 2ª Sernef reuniu 30 expositores, distribuídos em 1,4 mil m2. Os organizadores estimavam que cerca de 15 mil pessoas visitassem a feira durante os quatro dias.
"Pouco mais de 10 mil pessoas visitaram a Sernef no ano passado e, neste ano, pela divulgação, o público deve aumentar em cerca de 50%", afirmou Medeiros.
Empregos
Segundo a ABF (Associação Brasileira de Franchising), as redes de franquia foram responsáveis por 100 mil empregos na região de Campinas no ano passado.
O setor faturou R$ 690 milhões no ano passado, contra R$ 570 milhões de 1994.
A previsão da Associação Brasileira de Franchising para 96 é de um crescimento da ordem de 20% dos negócios na área de franquia, em relação ao ano passado.

Texto Anterior: Eventos em SP mostram tecnologia
Próximo Texto: Consultoria lança jogos de franquias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.