São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lacta, Philips e NetSat também oferecem serviço

JENNIFER SKIPP
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Através da distribuidora paulistana Sathya Chocolates, a Lacta oferece um curso, com duração máxima de um mês, para a fabricação de chocolates artesanais.
"Clientes do país todo vêm aprender sobre a transformação do chocolate, num produto que terá o toque pessoal deles", conta Elisa Camargo, 40, coordenadora há três anos do centro de culinária da Lacta na Sathya.
Marzia Cardoso, 33, dona da Chablis Chocolateria, procurou a assessoria da Lacta para aumentar a variedade de seus chocolates. "Diminuímos o desperdício, decolamos na produção e melhoramos a qualidade dos produtos."
Inaugurada no ano passado, a Chablis começou com uma produção mensal de cem quilos de chocolate. Em janeiro deste ano, pulou para dez toneladas por mês.
Iluminação Diminuir os gastos é uma das metas da Philips, que tem há 20 anos uma assessoria na área de iluminação e recentemente incrementou o serviço.
Equipes de consultores técnicos, em distribuidoras espalhadas pelo país, fazem projetos, avaliam plantas e sugerem opções.
"O objetivo é oferecer a melhor iluminação com o menor gasto de energia possível", explica o engenheiro Augusto Pires, 30, gerente de vendas da Philips Lighting.
Antenas Desde 1994, quando terceirizou o serviço de instalação, a empresa paulistana NetSat -líder no mercado de TV paga- sentiu-se quase que obrigada a oferecer um curso para "anteneiros".
Motivo: a falta de treinamentos e manuais em português para a instalação de antenas parabólicas e coletivas vinha prejudicando a qualidade do serviço.
"Descobrimos que alguns clientes tinham problemas com o serviço e estavam descontentes", conta Adriano de Oliveira José, 29, instrutor de treinamento da NetSat.
A NetSat criou seu próprio manual e passou a realizar cursos de treinamento. No ano passado, cerca de 900 "anteneiros" foram treinados pela NetSat.
Cada curso custa R$ 40 por pessoa e dura de dois a três dias. Instaladores cadastrados na NetSat têm 30% de desconto. Os cursos são na maioria das vezes realizados em São Paulo, mas a NetSat também programa treinamentos em outros Estados.

Texto Anterior: Santa Marina atendeu 3.000
Próximo Texto: Como montar uma fábrica de bijuterias?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.