São Paulo, domingo, 24 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como montar uma fábrica de bijuterias?

Edson José Ferreira Pini (São Paulo, SP)

O investimento para montar uma indústria de bijuterias pode chegar a R$ 42 mil. Esse total cobre a compra de equipamentos, gastos administrativos e o capital de giro.
Os gastos com equipamentos somam R$ 30 mil e permitem uma produção de mil peças por dia. São eles: uma vulcanizadora, uma centrífuga, um forno elétrico, um conjunto sistema de pintura, uma máquina de secar e uma prensa.
Além disso, serão necessárias ferramentas diversas, laminador, vibrador, sistema de galvanoplastia, equipamentos de solda, mesas, bancadas e móveis de escritório.
Para colocar a empresa em funcionamento, são necessários seis empregados -quatro montadores, um pintor, um polidor, um soldador e um estampador.
Quem optar por esse setor deverá estar sempre atento às tendências de moda que aparecem no mercado, criando um estilo próprio para a sua marca.
É importante definir o tipo de produto com o qual vai trabalhar e o público-alvo que será atingido.
Depois de definir a linha de bijuterias que serão produzidas, é preciso pensar em produzir em escala comercial.
Entretanto, é recomendável que no início o negócio seja artesanal e informal, funcionando num pequeno espaço, que pode ser a casa do futuro empreendedor.
Nesse tipo de produção de bijuterias, os materiais mais utilizados são as estruturas metálicas para brincos e broches, estruturas metálicas para anéis, pedras falsificadas e verdadeiras, contas, miçangas, vitrilhos, fios e cordões de metal imitando ouro e prata.
O interessado em adquirir esses materiais poderá encontrá-los em lojas revendedoras atacadistas, que se concentram na região central da cidade de São Paulo, especialmente na rua 25 de Março e na ladeira Porto Geral.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Lacta, Philips e NetSat também oferecem serviço
Próximo Texto: Cesta comemorativa dá lucro de 100%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.