São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caçada do animal era privilégio dos reis

DO ENVIADO ESPECIAL

A caçada do javali era um dos esportes favoritos dos nobres na era medieval. A "besta negra" habitava as florestas da Europa e sua carne era muito apreciada pelos reis.
Na Inglaterra, durante o domínio dos reis normandos, caçar javali era privilégio dos nobres.
Quem se atrevesse a burlar essa lei, corria o risco de ter os olhos arrancados.
Na América do Sul, os primeiros javalis chegaram no início deste século, por capricho do então rei da Espanha, Afonso 12.
Ele teria planejado uma viagem à Argentina para caçar animais silvestres.
Como não existiam javalis por lá, seus súditos providenciaram, dois anos antes, a remessa de alguns exemplares. A viagem jamais se realizou e os javalis se proliferaram pela bacia do rio da Prata.
Por volta de 1950, os animais entraram no Uruguai e, recentemente, no sul do Brasil, onde causam prejuízos às lavouras de milho e soja no Rio Grande do Sul.

Texto Anterior: Guerreiro gaulês matava bicho a porrada
Próximo Texto: Corredores; Argentina atrai; Investimento; Mais carnes; Agrotóxicos; Uso sob controle; Bons negócios; Forte procura; Carrapato; Perda de US$ 1 bi; Efeitos do Real; Marketing
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.