São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Guerreiro gaulês matava bicho a porrada

EDSON FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Basicamente, três atividades mantinham viva uma pequena aldeia de gauleses no século 1º a.C.: uma poção mágica -que lhes dava força descomunal-, bater nos romanos e banquetes em que o javali era o prato principal.
Com esse mote, os franceses René Gosciny e Albert Uderzo criaram em 1959 os personagens que compõem a história em quadrinhos batizada de "Asterix".
Esse é o nome do principal guerreiro da aldeia. Franzino e astuto, ele se contentava apenas com porções da coxa ou peito de javali.
Situação muito diferente de seu inseparável amigo, Obelix, que era capaz de devorar animais inteiros. Para abater os javalis, Obelix -que caiu na poção quando criança- usava apenas os punhos.
Bem-humorado, Uderzo desenhou quadrinhos em que os animais andam na ponta dos pés para evitar as porradas de Obelix.
São comuns na série as cenas em que aparecem bandejas com ossadas de javalis já devorados.
A volúpia com que os companheiros de Asterix devoravam javalis chegou ao paroxismo no episódio "Asterix Entre os Bretões".
Após passar uma temporada no Reino Unido, bebendo cerveja morna e comendo ensopados com hortelã, Asterix e Obelix voltam à Gália loucos para comer esse tipo de porco selvagem.

Texto Anterior: Javali traz o sabor de caça à feijoada
Próximo Texto: Caçada do animal era privilégio dos reis
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.