São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para Mercadante, Lula e Dirceu foram omissos

CARLOS EDUARDO ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

Um dia depois de perder a prévia paulistana para Luiza Erundina, o ex-deputado Aloizio Mercadante não escondeu sua decepção com o comportamento de Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente nacional do PT, José Dirceu.
Perguntado especificamente sobre a atitude dos dois líderes, que não participaram de sua campanha embora tenham articulado sua candidatura, Mercadante respondeu: "Algumas lideranças nacionais optaram por se omitir. Eu não concordo com isso. Acho que as pessoas têm de assumir seus compromissos".
Ônus
Mercadante reclamou que o proclamado apoio da cúpula só o prejudicou, já que permitiu que Erundina sacasse o discurso da candidatura da "base" contra a da direção.
"Fiquei com o ônus da direção, não com o bônus. Não recebi nenhuma manifestação pública de dirigentes", declarou.
Lula, no ano passado, analisava que uma eventual candidatura de Erundina poderia tornar-se ponto permanente de tensão entre ela e a direção do partido. Daí ter incentivado Mercadante a enfrentá-la. Na campanha interna, porém, o principal líder petista calou-se.
Mercadante disse ainda que participará da campanha de Erundina, embora tenha críticas ao que chamou de "abuso do poder econômico" que teria ocorrido na campanha da ex-prefeita.
Para o ex-deputado, o aluguel de ônibus e kombis que teria sido feito pelo comitê de Erundina no dia da votação é um sinal de problemas que o partido passaria a viver.
"O PT apresentou na prévia sintomas de envelhecimento, como o aluguel de veículos e o comportamento de algumas pessoas", acha Mercadante.
Futuro
O ex-deputado descartou a possibilidade de concorrer a vice-prefeito na chapa encabeçada por Erundina. Disse que pode cooperar de outras maneiras na campanha.
No entender de Mercadante, a prévia de domingo passado não deixará sequelas para atrapalhar a tentativa de Erundina de voltar à prefeitura. "Com todos os problemas, a Luiza venceu politicamente e é a nossa candidata."
Sem cargo eletivo, o ex-deputado é membro da Executiva do PT. Não pretende abandonar o cargo e continuará a lecionar na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Texto Anterior: Erundina comemora com forró
Próximo Texto: Pitta ameaça processar Erundina por difamação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.