São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Serra faz críticas à Previdência chilena

DENISE CHRISPIM MARIN
DE BUENOS AIRES

O ministro do Planejamento, José Serra, criticou ontem, em Buenos Aires, a introdução imediata no Brasil de um modelo previdenciário semelhante ao adotado no Chile em 1980. "O sistema chileno é inexequível no Brasil", afirmou.
"Teoricamente, é correto. Na prática, provocaria o desfinanciamento da previdência."
Segundo Serra, o Chile teve um aumento brusco em seu déficit previdenciário nos dois primeiros anos da reforma.
Segundo ele, a reforma previdenciária brasileira deve prosseguir gradativamente, uma vez que "as mudanças que estão se encaminhando são positivas, mas insuficientes". Para ele, nada impede que "no futuro" um novo projeto de reforma seja encaminhado.
"Não estou dizendo que vai voltar em tal data", disse. "Estou dizendo que ficam coisas por serem feitas, como a questão da aposentadoria na área pública."
Mas é quase certo que o texto de um novo projeto, de acordo com Serra, nada terá em comum com o modelo chileno. O sistema previdenciário do Chile foi elogiado por técnicos do Banco Mundial e do BID.

Texto Anterior: Governo quer restringir o reajuste dos inativos
Próximo Texto: BNDES quer mudar contrato da Light
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.