São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CNN critica ação violenta das polícias do Rio e de SP

PATRICIA DECIA
DE NOVA YORK

As polícias do Rio e de São Paulo foram classificadas entre as mais violentas do mundo por reportagem exibida ontem pela rede norte-americana de televisão CNN.
Segundo a reportagem, os brasileiros não sabem quem é mais violento: polícia ou criminosos.
Foram exibidas várias cenas de violência policial, como a execução de um acusado de roubo em frente a um shopping do Rio, em março do ano passado.
Enquanto uma equipe de tevê filmava a prisão, o homem foi arrastado por policiais para trás de uma Kombi e assassinado a tiros.
Policiais ouvidos pela reportagem afirmaram que a causa é a precariedade de condições de trabalho. Segundo eles, a não-ação imediata contra os criminosos pode significar a própria morte.
A reportagem ressaltou que muitas das vítimas da polícia brasileira não são criminosos.
Foram citados os 21 mortos da chacina de Vigário Geral (no Rio, em agosto de 93). Parentes das vítimas foram entrevistados.
O diretor do Núcleo de Estudos da Violência da USP (Universidade de São Paulo), Paulo Sérgio Pinheiro, também foi ouvido.
Melhor treinamento, salários e equipamentos foram apontados pela CNN como soluções. O programa de reabilitação de policiais envolvidos em assassinatos em São Paulo foi destacado.

Texto Anterior: Avião cai e mata piloto que pulverizava plantação em SP
Próximo Texto: PM mata três em tiroteio em Vigário Geral, no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.