São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

USP vai dar hormônios para anões em Sergipe

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ARACAJU

Médicos da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) começam a aplicar em abril doses de hormônio do crescimento em crianças e adolescentes anões do município de Itabaianinha (a 118 km de Aracaju-SE).
O hormônio, obtido junto ao laboratório sueco Pharmacia, chegou à universidade em quantidade suficiente para o tratamento de dez anões. Numa segunda etapa, serão tratados outros dez.
Segundo o médico Sérgio Toledo, da equipe responsável pelos estudos, o tratamento tem apoio do Ministério da Saúde e será supervisionado pela USP.
Os 130 anões de Itabaianinha têm entre 1,11 metro e 1,35 metro e formam a maior comunidade anã do país, segundo a médica Carmela Ferrari.
"Isso aconteceu por causa dos casamentos consanguíneos (entre parentes)", disse a médica.
Em sua primeira visita a Sergipe, a médica examinou 50 anões e, durante as entrevistas, descobriu que o fator consanguíneo é responsável pela baixa estatura.
Exames realizados em 94 detectaram uma deficiência hormonal como principal obstáculo para que os anões tenham estatura normal.
Para Ferrari, a aplicação do hormônio permitirá a crianças e adolescentes retomar o crescimento.

Texto Anterior: Leitor "veloz" faz jornais mudarem
Próximo Texto: Bispo proíbe o casamento de paraplégico em Minas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.