São Paulo, terça-feira, 26 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Na escola

FÁBIO SORMANI

UMass, campeã da região East; Mississippi State, campeã da Southeast; Kentucky, vencedora da Midwest; e Syracuse, da West. Chegamos, assim, finalmente, ao Final Four, ou a grande decisão do campeonato universitário norte-americano.
O Final Four é dividido em semifinais e final. As semifinais acontecerão no próximo sábado, dia 30, com os jogos UMass x Kentucky e Mississippi State x Syracuse. No dia 1º, segunda-feira da outra semana, será a grande decisão da temporada 95/96 do "college", com os dois vencedores se confrontando.
Estas três partidas serão transmitidas ao vivo para o Brasil pela Globosat/SporTV. Será uma ótima oportunidade para checarmos como anda a atual safra universitária.
Se você não sabe, é na faculdade que os times da NBA vão buscar profissionais. Ao contrário do Brasil, onde os times são clubes, na NBA, são empresas.
E toda empresa que se preze -não importa de que área- vai garimpar seus profissionais nas faculdades. Ao entregarmos um currículo atrás de um emprego, logo queremos saber onde nos formamos, em que escola foi feita a especialização etc.
Na NBA é assim também, mas com os jogadores. Deste modo o basquete nos EUA vem da escola. O primeiro passo é o high-school (o nosso colegial), depois vem o "college" (a nossa faculdade).
Com exceção dos alas/pivôs Shwn Kemp (Seattle) e Kevin Garnett (Minnesota), todos os outros norte-americanos que jogam atualmente na NBA saíram do basquete universitário.
Kemp e Garnett, embora ótimos jogadores, eram péssimos alunos. Não conseguiram bolsa em uma faculdade de ponta e se aventuraram na NBA. A sorte sorriu para ambos. Sorte, viu?
Como se vê, o Final Four é uma espécie de agenda com a relação mais bem acabada dos futuros profissionais que estarão à disposição da NBA para a próxima temporada.

Texto Anterior: Nossa, o Palmeiras está magniloquentíssimo!
Próximo Texto: Retrospecto 1; Retrospecto 2; Audiência 1; Audiência 2
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.