São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em SP, Frei janta com empresários

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Chile, Eduardo Frei Ruiz-Tagle, considera que os chilenos estão sendo atraídos pela multiplicidade de oportunidades que surgem em um Brasil renovado, economicamente estável e com uma democracia consolidada.
O presidente chileno jantou ontem com banqueiros e empresários chilenos e brasileiros, a convite do presidente do Banco Real, Paulo Monteiro, em São Paulo.
Frei espera o crescimento do comércio bilateral e dos investimentos chilenos no Brasil. No ano passado, a iniciativa privada chilena investiu US$ 4,8 bilhões no exterior, com cerca de 56% desse total nos países do Mercosul.
Na opinião do presidente, o ingresso do Chile no Mercosul por meio de um acordo (a ser assinado dentro de 90 dias) vai multiplicar as possibilidades de comércio e investimentos mútuos, "muito especialmente no Brasil".
Reconhecendo a polêmica em seu país quanto ao acordo entre Chile e Mercosul, principalmente a oposição dos empresários rurais, Frei sustenta que seu país fará todo o possível para obter uma fórmula que respeite as possibilidade de cada um e as diferenças regionais.
O presidente reafirma a crença de seu país na ampliação da liberdade de comércio e defende a política do "regionalismo aberto", que consiste em harmonizar a integração regional com a maior presença dos países no plano global.

Texto Anterior: Governo criará programa para capitalizar os bancos estaduais
Próximo Texto: O parceiro em cena
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.