São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo criará programa para capitalizar os bancos estaduais

Diretor do BC diz que governo emitirá títulos do Tesouro

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O diretor de Normas do Banco Central, Alkimar Moura, disse que o governo estuda criar um programa de capitalização para os bancos estaduais. O programa poderá combinar a venda de empresas dos Estados com recursos federais.
Moura avaliou que os bancos estaduais vivem problemas de caixa. "O governo se propôs a recuperar o sistema como um todo", disse.
As informações de Moura se encaixam em declarações recentes da equipe econômica: tem sido dito que estuda-se, para os bancos estaduais, mecanismo semelhante ao programa de fusões; e que as regras do acordo do Banespa poderiam ser estendidas a outros Estados.
Desde a criação do programa de fusões bancárias, em novembro, os bancos estaduais têm pleiteado que os empréstimos federais sejam estendidos às instituições públicas.
No caso do Banespa, o governo concordou em emitir títulos públicos para negociar metade da dívida do governo paulista junto ao banco. A outra metade será paga com a venda de empresas estaduais.
Moura adiantou que o socorro deverá ser feito pelo Tesouro Nacional, e não pelo BC. Isso permite concluir que serão usados títulos.
O uso de empresas estaduais repete a saída encontrada para o banco paulista. O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) adiantou dinheiro ao Estado e privatizará a Fepasa.
O programa de fusões, embora possa ser aplicado a bancos estaduais, tem o inconveniente político de ser condicionado a mudanças de controle acionário. Ou seja, só serve a bancos em vias de privatização. Por isso, o governo decidiu estudar uma fórmula que permita atender os demais bancos.

Texto Anterior: BC vai terceirizar gerência das reservas internacionais do país
Próximo Texto: Em SP, Frei janta com empresários
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.