São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo vai lançar selo de qualidade

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai criar um selo de qualidade para identificar produtos agrícolas sem aditivos químicos. A idéia é estimular a produção de alimentos sem tratamento de agrotóxicos e adubos inorgânicos.
O "selo verde" já existe em alguns Estados, como Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Agora, o Ministério da Agricultura quer uniformizar os critérios e regras e, para isso, deve editar uma portaria.
O secretário-executivo do ministério, Aílton Barcelos, disse que esse mercado é muito disputado na Europa e chega a pagar até 40% a mais para o produto orgânico.
"Além disso, essa agricultura traz mais empregos porque necessita de um tratamento mais intensivo da produção", disse.
Projeto de lei
O secretário de Defesa Agropecuária do ministério, Ênio Marques, disse que a consultoria jurídica ainda não definiu se a regulamentação do "selo verde" será por portaria ou se será necessário elaborar um projeto de lei.
Se o governo editar portaria, as entidades e produtores rurais não estarão obrigados a seguir as determinações do texto. Por isso, os advogados são favoráveis à elaboração de um projeto de lei.
Segundo Ênio Marques, o objetivo é atender o consumidor interno e também ampliar a exportação.

Texto Anterior: Micos e lucros
Próximo Texto: Canavieiro terá programa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.