São Paulo, quarta-feira, 27 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Inflação subirá 0,47% em SP, diz a Fipe

MARCOS CÉZARI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se os combustíveis subirem 10%, em média, o custo de vida em São Paulo terá impacto de 0,47 ponto percentual. O cálculo é do professor Heron do Carmo, coordenador do IPC da Fipe.
Isso significa que, na hipótese de os demais itens que compõem os custo de vida não sofrerem aumento, somente os combustíveis farão a taxa ficar em 0,47% em abril.
Com o aumento, a taxa em abril deve superar o 1% previsto anteriormente -para março a taxa deve ficar em 0,8%.
Heron explica que conforme a data do reajuste, o aumento não entrará na taxa de um único mês. Isso só acontecerá se o aumento vier a partir de 1º de abril. Neste caso, o impacto será todo em abril.
Na hipótese de o aumento ocorrer após a Semana Santa, metade da taxa entra em abril e metade em maio. Heron diz que o governo deverá adotar esta estratégia para dividir o impacto em dois meses.
O professor espera que o aumento dos combustíveis não seja repassado diretamente aos preços dos demais produtos. Para ele, o reajuste deverá ser absorvido nas várias etapas do processo produtivo -ganho de produtividade, redução de margem de lucro etc.
O setor de hortifrútis, que normalmente reajusta os preços quando os combustíveis sobem, não deverá fazer isso agora. É que, segundo Heron, os preços desses produtos já estão altos por conta das fortes chuvas nas últimas semanas.
Se o óleo diesel também subir, a tarifa de ônibus deverá ter aumento em São Paulo.
Heron diz que os combustíveis subiram pouco após o Plano Real -gasolina, 4,9%; álcool, 6,6% e diesel, 9,6%. Para ele, em setembro de 95 o governo deveria ter dado aumento maior, resolvendo o problema de subsídio ao Proálcool.

Texto Anterior: Frentista de SP prepara greve
Próximo Texto: Metalúrgicos vão punir os dissidentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.