São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Próximo Texto | Índice

Desgraça alheia; Não é o que parece; Sangue novo; O segredo da verba; Causa própria; Espelho meu; Confusão providencial; Recado dado; Seara amiga; Saltando do barco; Efeito Frankenstein; Uma no cravo...; Capitalização forçada; Piratas no ar; Visita à Folha

Desgraça alheia
O vencedor da fracassada convenção peemedebista foi o PFL. Com o racha do PMDB, o partido continua folgadamente como a maior força governista. Pefelistas ironizam, dizendo que o PMDB rachado é do tamanho do PSDB.

Não é o que parece
Para o senador Esperidião Amin (PPB-SC), se pensar em aprovar a reeleição agora, o Planalto "está fazendo uma manobra diversionista", para que se esqueça a CPI dos Bancos, ou "tendo ataque de onipotência".

Sangue novo
Sob controle do pefelista Jaime Martins (MG), a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara decidiu colocar as mãos em dois vespeiros: a dispensa de licitação no sistema Telebrás e a verba publicitária do governo.

O segredo da verba
Um especialista vai presidir a subcomissão de Fiscalização do Orçamento. É Márcio Reinaldo (PPB-MG). As estatais devem explicar as verbas de publicidade. Suspeita-se que chegam a R$ 1 bi.

Causa própria
Senado e Câmara entram hoje em ritmo de Páscoa. Não há sessões deliberativas marcadas para a próxima semana. Até os líderes fizeram corpo mole nas reuniões de ontem para acertar a votação dos destaques ao projeto sobre a reforma da Previdência.

Espelho meu
Quem mais ganhou com o adiamento das votações complementares da Previdência foi o presidente da Câmara, Luís Eduardo Magalhães. Ele embarca hoje para Tóquio, onde cumpre roteiro parecido com o de FHC. Mas mais modesto.

Confusão providencial
O PPB acha que, como está, o relatório de Moreira Franco sobre a reforma administrativa permite a orgia salarial de deputados estaduais e senadores. Há casos que chegam a R$ 20 mil. Os pepebistas pediram mudanças.

Recado dado
As acusações de que seu governo pode ter uma recaída autoritária começam a incomodar FHC. Ele chega a ficar exaltado quando se fala no assunto, como testemunhou Miro Teixeira em um recente jantar em Brasília.

Seara amiga
O PFL disse a FHC que ele pode viajar sem sustos para Serra Talhada (PE), amanhã, apesar do boicote pregado por Roberto Feire (PPS). Ao invés de cocadas, terá honrarias. Entre elas, o título de Cidadão Serratalhadense.

Saltando do barco
Depõe hoje no Senado um representante da KPMG, que fez auditoria do Banco Nacional por dez anos. O presidente da Comissão, Gilberto Miranda, já recebeu outro membro da KPMG, que lhe disse: "Uma verdadeira quadrilha agia no Nacional".

Efeito Frankenstein
Quércia vai continuar a pagar o pato por ter dado vida política a Fleury. Hoje, ao depor no Senado sobre o Banespa, Fleury promete mostrar documentos que revelariam que o rombo do banco foi feito por seus antecessores.

Uma no cravo...
A Comissão de Finanças da Câmara convocou Malan para saber qual o tamanho do déficit público. Na mesma sessão, rejeitou projeto de Ricardo Izar (PPB-SP) limitando gastos do governo federal em ano de eleições.

Capitalização forçada
Uma das razões para a queda da Bolsa de Valores paulista é o tamanho do socorro que os fundos de pensão, em especial a Previ, darão ao Banco do Brasil. Os fundos devem vender grandes lotes de ações de companhias.

Piratas no ar
A Câmara decidiu tomar a iniciativa da regulamentação das rádios comunitárias. No dia 9 de abril, a Comissão de Comunicação faz uma audiência pública. Depois, chama o ministro Sérgio Motta para um entendimento.

Visita à Folha
O embaixador da França no Brasil, Philippe Lecourtier, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do cônsul-geral da França em São Paulo, Jean Lévy, e do adido de imprensa, Charles Philippe Dulac.

TIROTEIO
De Cláudio Lembo, da direção nacional do PFL, sobre a disputa entre Erundina e Mercadante na prévia petista para a candidatura à Prefeitura de São Paulo:
- Na véspera da Semana Santa, o episódio Lula-Mercadante lembra o beijo de Judas em Jesus.

Próximo Texto: CONTRAPONTO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.