São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para FHC, críticas são levianas

ANTONIO CARLOS SEIDL
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente Fernando Henrique Cardoso disse ontem que são "levianas" as críticas das pessoas que atacam a conduta do governo no caso das fraudes e irregularidades no sistema financeiro nacional.
A afirmação foi feita sem que o presidente soubesse das declarações do presidente do BankWatch.
Segundo FHC, esses críticos não conhecem a realidade dos fatos e fazem a sociedade crer pela superfície que o governo está evitando encarar os problemas.
Reconhecendo a necessidade do saneamento do sistema financeiro, FHC disse que o governo está enfrentando "com tranquilidade" a crise bancária. O presidente fez uma defesa inflamada da conduta de seu governo em discurso no 1º Encontro Empresarial de Investimentos e Comércio Brasil-Chile, ontem, em São Paulo.
Sem entrar em detalhes, FHC afirmou que a situação está "sob controle". E afirmou que para continuar sob controle, o governo tem que alterar as bases da economia brasileira e das instituições políticas e administrativas.
Ele colocou a responsabilidade dos problemas do Banco do Brasil, que tem US$ 20 bilhões a receber de devedores duvidosos, nas costas das administrações passadas.
Para ele, as dificuldades atuais do BB foram acumuladas há décadas pela irresponsabilidade de quem "não teve a decisão de enfrentar com franqueza e coragem o desmando da pressão de empréstimos que sabiam que não seriam pagos".

Texto Anterior: Consultores vêem crise de desconfiança
Próximo Texto: Bancos 'seguram' R$ 2 bilhões de empréstimos a empresas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.