São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prevenção já tem sete anos

MARCUS FERNANDES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

O trabalho na área de prevenção a doenças sexualmente transmissíveis e Aids, que começou a ser desenvolvido em Santos em 89, é considerado modelo nacional pelo Ministério da Saúde.
Este ano, o ministério está implantando em 20 cidades brasileiras o PID (Programa de Internação Domiciliar), desenvolvido em Santos desde 91. O PID consiste em tratar o paciente em casa.
Em 89, foi criada a Policlínica do Centro Velho. Localizada dentro da área de prostituição do porto, é considerada centro de referência nacional em doenças sexualmente transmissíveis, distribuindo preservativos e acompanhando clinicamente as prostitutas.
Os portadores de Aids contam também com o hospital-dia, onde permanecem por no máximo 12 horas, para diminuir o risco de uma infecção hospitalar.
Santos possui também um citômetro de fluxo, que detalha o grau de resistência do sistema imunológico dos infectados. Este mês, a prefeitura sancionou lei determinando que os hospitais reservem leitos para os portadores do HIV.
(MF)

Texto Anterior: Incidência de Aids cai 16% em Santos
Próximo Texto: 'É preciso que a queda se repita'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.