São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
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Aluno não sabe matemática, diz exame

FERNANDO ROSSETTI
ENVIADO ESPECIAL A BRASÍLIA

Resultados preliminares de uma avaliação feita com 124 mil estudantes de 1º e 2º graus de todo o país trazem dados "assustadores" -segundo os organizadores- em relação ao desempenho em matemática e "preocupantes" em relação a português.
Em matemática, por exemplo, a nota média dos estudantes da 3ª série do 2º grau em questões que medem a capacidade de resolução de problemas foi 30,78 -de um total de cem pontos possíveis.
Nessa mesma série -que precede o concurso vestibular-, a demonstração de atitude crítica na prova de português ficou com média 41,78.
A "atitude crítica" é o tipo de conhecimento que tem sido exigido nas novas provas para ingresso em universidades -como a da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Os dados do levantamento serão usados pelo Ministério da Educação para definir políticas de formação de professores, de produção de livros didáticos e também os parâmetros curriculares nacionais, atualmente em elaboração, diz o ministro Paulo Renato Souza.
O ministro foi ontem ao Congresso para defender o projeto de emenda constitucional que cria base legal para a política educacional.
A pesquisa faz parte de um grande número de levantamentos estatísticos e avaliações que a atual gestão do MEC está desenvolvendo.
Ontem, por exemplo, foi o Dia Nacional do Censo Escolar, que levantará dados precisos sobre alunos nas 220 mil escolas de ensino básico do país. O resultado também será usado para definir políticas e distribuição de recursos.
O levantamento de dados de desempenho é denominado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Em 1987, foi feito um projeto piloto nesse sentido.
Em 1990 e 93, outras duas grandes avaliações nacionais por amostragem foram feitas. Com os resultados e o auxílio de experiências de países como os EUA e Reino Unido, foi montada a atual prova, aplicada em novembro de 95.
Responderam às provas não só alunos, mas também 7.000 professores e 2.800 diretores. Participaram 27 Estados, 2.333 escolas públicas e 550 escolas particulares.
O relatório que discrimina tipo de escola e mostra o desempenho de professores e diretores deve sair em julho.

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