São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura oferece nova droga

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de Santos começa a distribuir hoje o medicamento Invirase, destinado a doentes de Aids e comprado com recursos da própria cidade.
O Invirase é um antiviral de terceira geração. Ele age sobre uma proteína chamada de protease, impedindo o amadurecimento do vírus HIV. Segundo os últimos estudos, sua ação, associada a antivirais como o AZT, ddI ou ddC -que agem em outro ponto do vírus-, reduz muito o número de HIV no organismo do paciente.
Há dez dias o Ministério da Saúde anunciou que colocará na rede pública um inibidor de protease em associação ao AZT ou ddI. Segundo Lair Guerra de Macedo, coordenadora do programa nacional de Aids, a licitação e a compra do produto devem levar três meses. O ministério ainda não decidiu qual inibidor de protease vai comprar, já que dois outros estão sendo aprovados nos EUA.
Santos saiu na frente comprando por conta própria o Invirase. Segundo Marcos Montani Caseiro, diretor do Centro de Referência de Aids de Santos, a prefeitura vai investir mensalmente cerca de R$ 150 mil na importação do remédio. As compras continuarão até que o ministério assuma a distribuição.
Médicos do Centro de Referência estão selecionando os pacientes que receberão o Invirase. Segundo o laboratório Roche, fabricante do remédio, o frasco custa cerca de R$ 570. A entrada de dois outros medicamentos no mercado deve derrubar os preços.
(AB)

Texto Anterior: 'É preciso que a queda se repita'
Próximo Texto: Cidade no AL pára de comer carne
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.