São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade no AL pára de comer carne

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

Os cerca de 15 mil moradores do município de Boca da Mata (83 km de Maceió) deixaram de comer carne bovina temendo contrair o vírus da Aids.
Depois de ficar sabendo que havia contraído o vírus, o jovem teria ficado revoltado e injetado seu sangue nos animais.
O matadouro municipal, que abatia 30 bois por semana, há 40 dias abate no máximo cinco e, mesmo assim, não consegue vender toda a carne, segundo o gerente Antônio Amâncio. Ele suspeita que a carne dos bois esteja contaminada. "Sempre reclamei a presença aqui de um veterinário, mas nunca mandaram um e não sei como vou fazer agora."
O secretário da Saúde de Alagoas, José Wanderley Netto, afirmou ser "impossível" transferir o vírus HIV humano para bois. "Espero que, com essa informação, os moradores de Boca da Mata se sintam seguros e deixem o pânico de lado", afirmou ele.
P.A. contraiu o HIV em São Paulo, onde mora há cerca de seis anos, segundo seus parentes. Os rumores da contaminação dos bois só começaram depois que ele deixou a cidade. Enquanto permaneceu em Boca da Mata não revelou, nem mesmo para os irmãos, que estava com a doença.
O barbeiro Cícero Apolinário, irmão de P.A., afirma que ninguém de sua família desconfiou da doença do irmão. "Só ficamos sabendo no dia em que ele foi embora, por uma prima".

Texto Anterior: Prefeitura oferece nova droga
Próximo Texto: Doente vai à Justiça contra dono de loja
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.