São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Protesto na Ford do ABC reúne 3.000

MARCELO MOREIRA
DA AGÊNCIA FOLHA, NO ABCD

Os trabalhadores da Ford em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo) participaram ontem de um protesto contra a ameaça de demissão de 800 trabalhadores com o fim da produção do Escort Hobby, programado para amanhã.
A manifestação teve a presença de 3.000 funcionários da empresa. Participaram do ato o ex-presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, o atual, José Dirceu, a ex-prefeita de São Paulo Luiza Erundina e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD, Heiguiberto Navarro, o Guiba.
A assessoria de imprensa da Ford informou que não haverá demissão sumária em massa e que um programa de demissões voluntárias está sendo estudado junto com o sindicato.
Em seu discurso, Guiba disse que a meta da Ford é demitir quase 3.000 trabalhadores nos próximos três anos.
"A mudança da mentalidade econômica não está levando em conta o lado social. A fábrica produz mais com menos funcionários, só que não haverá consumidor, porque o desemprego será alto."
Lula disse que os trabalhadores não têm alternativa. "A única saída é a luta pela manutenção dos empregos. Não pode haver mais pensamentos individualistas. Todos os empregos correm perigo."

Texto Anterior: Receita vai ampliar prazo
Próximo Texto: Citibank moderniza serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.