São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Justiça dos EUA investiga Moody's

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A principal agência de classificação de crédito dos Estados Unidos, a Moody's Investors Service, está sendo investigada pelo Departamento de Justiça do país, com base na lei antitruste.
A notícia apareceu ontem na capa do caderno de investimentos do "The Wall Street Journal", jornal de maior circulação dos Estados Unidos.
Um porta-voz da Moody's confirmou que a empresa recebeu e respondeu a perguntas da divisão antitruste do Departamento de Justiça mas se recusou a comentar se ela é ou não objeto de investigação.
Segundo o "Wall Street Journal", o Departamento tenta apurar se a Moody's ameaça fazer comentários negativos e rebaixar a avaliação de bônus ou títulos emitidos por quem se recuse a contratar seus serviços.
O distrito escolar do condado de Jefferson, no Estado de Colorado, oeste do país, está processando a Moody's por ter feito comentários negativos sobre seus bônus logo após ele ter se recusado a contratá-la em 1993.
O presidente da Moody's, John Bohn Jr., se demitiu na semana passada alegando motivos pessoais.
Ontem, Bohn Jr. afirmou ao "Wall Street Journal" que sua renúncia não teve qualquer relação com a investigação.
A Moody's trabalha no mercado de bônus de governos e bancos da América Latina, inclusive do Brasil. Mas, segundo o jornal, a investigação do Departamento de Justiça se limita aos mercados domésticos dos Estados Unidos.
O negócio de avaliação de créditos está em ascensão nos Estados Unidos.
A Moody's e a Standard & Poor's lideram o segmento, seguidas de longe pela Fitch Investors Service.
Alto custo
As tarifas cobradas pela Moody's são muito mais altas que a dos concorrentes, que também receberam questionários do Departamento de Justiça.
Todas as demais firmas do setor negaram ontem estar sendo investigadas pela Justiça.
O Departamento de Justiça se recusou a comentar o assunto.

Texto Anterior: Supermercados têm megafusão nos EUA
Próximo Texto: Banco Central muda minibanda cambial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.