São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
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McDonald's quer faturar R$ 1 bilhão

CÉLIA DE GOUVÊA FRANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

O Mcdonald's quer acelerar o ritmo de expansão no Brasil e chegar ao final de 97 com um faturamento de US$ 1 bilhão.
No ano passado, a empresa vendeu US$ 620 milhões no país, com um crescimento de mais de 100% no seu faturamento.
Para isso, está passando pela mais profunda reformulação administrativa desde que chegou ao Brasil, há 17 anos. A nova orientação é de que o crescimento vai se dar por meio de lojas franqueadas.
A partir de agora, o McDonald's só vai abrir lojas próprias nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, segundo Jadir de Araujo, diretor de franquias. As 14 lojas próprias instaladas em outras cidades serão vendidas para franqueados.
Essa política permitirá a abertura de mais pontos de venda rapidamente porque o McDonald's banca apenas um terço do investimento quando a loja é franqueada.
Vender mais
Outra razão para enfatizar as franquias é que as lojas franqueadas em geral vendem mais do que as lojas próprias.
O franqueado normalmente conhece melhor a comunidade onde está e consegue um melhor desempenho do que um executivo.
Além disso, o grupo aposta no crescimento de um novo modelo de lojas, o McDonald's Express, mais compacto do que o tradicional e com um cardápio reduzido.
Os McDonald's Express estão sendo instalados onde não há mercado para uma loja convencional, explica Araujo. Os investimentos são menores, de US$ 370 mil, em vez dos US$ 500 mil necessários para um restaurante padrão.
Regionalização
Outro ponto importante da reestruturação do McDonald's é a regionalização das suas operações.
Deverão ser criadas cinco diretorias regionais, que serão responsáveis diretas para uma área geográfica, à semelhança do que já ocorre no Rio (região Leste).
As outras regiões serão Centro-Oeste, Nordeste, Sul, interior de São Paulo e capital de São Paulo.
Essa descentralização deverá dar maior agilidade às decisões, inclusive no que se refere às compras.
Um exemplo citado por Araujo é o da diretoria do Nordeste, que poderá decidir importar dos Estados Unidos determinados produtos, se os custos forem menores do que comprar dos fornecedores instalados no Sul ou Sudeste do país.
Com essas decisões, o McDonald's pretende abrir 78 novos pontos de venda, sendo 40 restaurantes e 38 quiosques, este ano.

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