São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hollywood já quer o diretor

IGOR GIELOW
DE LONDRES

Apontado pela imprensa britânica como o renovador do cinema do país, com duas produções independentes feitas com atores desconhecidos e fora dos padrões hollywoodianos, Danny Boyle já virou alvo do "mainstream".
Ele está sendo cogitado para dirigir a quarta versão de "Alien".
Origem
Boyle, 39, começou a trabalhar com teatro, na década de 80, e depois, com documentários e séries para a rede britânica BBC.
Em 95, estreou no cinema com "Cova Rasa", uma história sobre amigos que não sabem o que fazer com um cadáver que tem muitos dos elementos que aparecem agora em "Trainspotting" -o ambiente soturno, personagens estranhos e, por fim, a Escócia como cenário.
Nos dois filmes Boyle trabalhou em conjunto com o roteirista John Hodge e o produtor Andrew McDonald. Muitos atores, como Ewan McGregor (Renton agora e um dos jovens de 'Cova Rasa'), aparecem nos dois filmes.
Livro e peça
"Trainspotting" é baseado em livro homônimo do escocês Irvine Welsh, que depois do lançamento do filme figurou entre os dez mais vendidos. Welsh ajudou no roteiro e faz uma ponta no filme.
O livro também inspirou uma peça de teatro que, duas semanas depois do lançamento do filme, estava entre as 15 mais assistidas.
(IG)

Texto Anterior: 'Kids britânico' retrata vida de jovens escoceses viciados
Próximo Texto: Trilha tem sonoridade eclética
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.