São Paulo, quinta-feira, 28 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O dia é de alto humor

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

Um faroeste não pode ser esquecido: "O Intrépido General Custer" (TNT, 11h05), com Errol Flynn na pele do comandante do 7º Regimento de Cavalaria, dizimado pelos índios na batalha de Little Big Horn.
Mas o tom do dia é dado por duas comédias completamente opostas. "O Diabo a Quatro", de Leo McCarey (Telecine, 8h05) é o apogeu da arte anárquica dos irmãos Marx.
Neste filme de 1933, eles têm mais liberdade do que em trabalhos posteriores. Mas há um equilíbrio entre humor e cinema que os Marx raramente encontraram.
Ora percebe-se que os irmãos dominam o filme e fazem o que querem. Ora a produção os amordaça, como em seus filmes para a Metro, em particular "Uma Noite na Ópera". Não é que lhes falte humor, longe disso, mas a sombra de Irving Thalberg está ali.
Nesse quadro, "O Diabo a Quatro" talvez seja o momento de equilíbrio mais perfeito.
"O Esporte Favorito do Homem" (Telecine, 11h) é uma comédia toda feita de contenção. O o estilo e o humor de Howard Hawks se impõem.
Único problema: sentimos sempre que poderia ser melhor caso o galã fosse Cary Grant, e não Rock Hudson. Problema secundário em uma comédia de primeira.
(IA)

Texto Anterior: Mel Gibson diz que "Quatrio" caiu do gaio!
Próximo Texto: "Quem Foi Você"; Orgulhoso; Mico; Reconhecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.