São Paulo, sexta-feira, 29 de março de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-Dzi Croquete volta em peça sacra

Barcelos fez curso para se tornar monge

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O ator, coreógrafo e bailarino Ciro Barcelos, 40, já foi espírita, budista, monge hare krishna, viveu um ano na Índia estudando religiões orientais e três anos numa comunidade do Santo Daime.
Também já participou dos Dzi Croquetes -grupo de atores e bailarinos que, na década de 70, causavam escândalo com seus trabalhos ligados a uma temática homossexual.
Hoje Barcelos estréia o musical "Francisco de Assis" no teatro da Praia (Copacabana, zona sul), inspirado na vida do santo católico.
"Não me preocupo se as pessoas pensam que é apenas mais uma fase. Quem sabe não trilhei todos esses caminhos para reencontrar o caminho cristão?", diz Barcelos.
A mudança -ou "reencontro"- começou há quase dois anos. O coreógrafo estava em Roma e decidiu conhecer a cidade de Assis, onde Francisco Bernadone nasceu e viveu até a morte, em 1226. "Fui com a roupa do corpo, para passar um dia. Não consegui sair de lá. Fiquei seis meses", conta.
Neste período fez um curso vocacional e um pré-postulandado -um curso inicial para transformar-se em monge franciscano. Jejuou, fez voto de silêncio e ficou na clausura. Depois de seis meses, teve que decidir: seguir o noviciado ou deixar o convento.
"Queria ficar, mas meu mestre espiritual no convento me aconselhou a voltar ao Brasil para saber se era isso mesmo que queria. Por isso voltei", conta Barcelos.
Na volta, o ator deu uma entrevista à rádio Catedral. Foi convidado, então, a fazer um auto de Natal para mendigos do Rio.
"Este foi o ponto de partida para a peça. Depois da temporada, volto para a Itália para mais um ano com os monges", diz Ciro Barcelos.
"Francisco de Assis" tem dois atos e uma hora e meia de duração. No primeiro ato, Ciro Barcelos mostra o jovem burguês que levava uma vida "quase orgiástica". No segundo, sua dedicação a Deus, os conflitos da vida monástica e a importância de Santa Clara.

Peça: "Francisco de Assis"
Direção: Ciro Barcelos
Onde: no teatro da Praia (Rua Francisco Sá, 88. tel. 287-7794)
Quando: estréia hoje às 21h. De quinta a sábado às 21h domingos às 20h
Quanto: de R$ 10 a R$ 20

Texto Anterior: Eliane Elias prepara conquista do Brasil
Próximo Texto: Cid Moreira vai ao ar pela última vez
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.