São Paulo, segunda-feira, 1 de abril de 1996
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Coolio é o feiticeiro do hip-hop para americanos

DA "SPIN"

Em um pequeno escritório em Compton, Los Angeles (EUA), funciona a empresa Crowbar Management. O presidente da Crowbar Management é Coolio, atualmente o príncipe do hip-hop.
Crowbar quer dizer pé-de-cabra. "Escolhi esse nome porque era um ladrão. O slogan é: 'Vamos entrar, de um modo ou de outro'."
Coolio deixou de ser um membro de gangue, viciado em crack e ladrão. Tornou-se um megaestrela, graças às músicas que contavam sua própria vida.
Aos 32 anos, Artis Ivey, nasceu em South Central, um bairro violento de Los Angeles. Foi criado sem o pai e por uma mãe viciada em drogas.
Ele batia carteiras. Passou a arrombar casas, com técnicas de "Missão Impossível". Andou com gangues. Passou dez meses preso e acabou viciado em crack.
Mudou-se e foi guarda florestal. "Deus me salvou da droga. Ele tinha planos e me fez parar."
O nome Coolio surgiu em uma brincadeira. Ele cantava músicas meladas com um amigo. Esse amigo, perguntou: "Quem você acha que é? O Coolio Iglesias?", um trocadilho com o cantor Julio Iglesias.
Coolio passou a década de 80 em diferentes grupos de hip-hop. Em 93, sua demo chegou a Albee!! Ragusa, diretor na New York's Tommy Boy e ele estourou.
Apesar do passado, Coolio não quer que confundam o personagem de "Gangsta's Paradise", com o cantor. "Não sou gângster. Sou um lutador e político dos guetos. Sou o curandeiro do gueto: tenho a poção que faz o corpo se mexer."
"Não misturo minhas poções em um caldeirão. Eu as misturo em fita, no estúdio. Com o microfone, que é minha colher. Posso misturar os ingredientes com essa colher."
Coolio é responsável por expandir as fronteiras gravitacionais nos cabelos do mundo pop. Os dele, parecem os de Medusa, com dreadlocks como os de quem acaba de levar um choque na tomada.
"Ele próprio se criou", diz se referindo aos cabelos. "Meu cabelo começou curto. Ao crescerem, ficaram em pé. Eu deixo assim."
As tranças ajudaram a abrir um salão de beleza, chamado Whoop De Doo, cuja especialidade é transformar cabelos em emaranhados.
Coolio planeja inaugurar o Whoop De Doo Two. "A idéia é fazer um salão do tipo se você veio a Los Angeles e não cortou o cabelo no Whoop De Doo Two, não esteve em Los Angeles. Vamos ter telões e uma mesa de bilhar. Para os maridos esperarem as mulheres."
Coolio está envolvido em campanhas contra Aids, principalmente as voltadas para negros. "Os jovens precisam de mais instrução. O mundo virou um inferno. Está violento, escandaloso. A juventude anda fazendo bobagem pelas ruas. Precisam de ajuda. E não há ninguém fazendo isso agora".

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