São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
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Cresce a procura pelo crediário

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A redução das taxas de juros e o aumento dos prazos de pagamento de grandes redes de lojas deram mais força ao crediário em março.
O número de consultas ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em março foi 26,5% maior do que o de fevereiro e 12,8% maior do que o de igual período de 1995.
O SPC, que mede a venda a prazo, é um serviço da Associação Comercial de São Paulo.
O número de consultas ao Telecheque, termômetro das vendas à vista, registra, no mês passado, aumento de 12,3% sobre fevereiro e de 32% sobre março de 1995.
Marcel Solimeo, economista da associação, diz que o SPC é o indicador mais fiel. "Mostra que a venda a prazo aumentou porque as lojas reduziram os juros e aumentaram os prazos."
O Telecheque, diz, já não é bom parâmetro do ritmo de vendas porque os lojistas estão consultando mais o serviço por conta do risco e do aumento da inadimplência.
Na análise de Solimeo, abril deve ser um mês mais fraco do que março por causa do feriado e, em consequência, de menos dias úteis.
"As lojas que abriram no último domingo, por exemplo, não ficaram animadas."
Albert Arar, diretor comercial do Ponto Frio, confirma. Ele diz que a corrida de Fórmula 1 "atrapalhou" as vendas no domingo. "E mais: muitos consumidores não ficaram sabendo que o comércio funcionaria."
Henrique Farinha, gerente-geral do Market Place, gostou do desempenho de vendas do shopping no último final de semana.
(FF)

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