São Paulo, terça-feira, 2 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Árbitros coíbem violência, e Paulista tem mais jogo

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com o aumento no número de cartões mostrados nos jogos do primeiro turno do Paulista-96, caiu o número de faltas cometidas.
Com isso, aumentaram também o tempo útil de jogo e a média de gols por partida.
Comparado com o primeiro turno do Campeonato Paulista de 95, o do torneio deste ano -terminado no último domingo- teve um crescimento de 14,4% de cartões vermelhos e de 38,3% de amarelos.
Nos 120 jogos do turno inicial, foram cometidas 46 faltas em média, 8 pontos percentuais a menos do que o ocorrido em todo o torneio de 95 (50), voltando ao patamar alcançado em 1993.
Desde o início do campeonato, a Federação Paulista de Futebol solicitou aos árbitros maior rigor na condução das partidas.
"Levando-se em consideração o nível mundial da arbitragem, nosso quadro está bom. As instruções foram para que houvesse rigor", afirmou o presidente em exercício da FPF, carlos Bernardo Facchina Nunes, 57.
"O que precisamos agora é reeducar nossos jogadores, porque muitas faltas estão sendo feitas em jogadas sem nenhum perigo iminente de gol", afirmou.
Marcação
Com o receio de uma expulsão, os defensores não estão apenas fazendo menos faltas, como também estão afrouxando a marcação.
O fenômeno fez reverter uma curva que ascendia desde o Paulista-93, quando uma equipe fazia em média 146 desarmes.
Em 94, essa média por partida passou para 152, cresceu para 156 no ano passado e, agora, caiu 9%, com os times realizando 142 desarmes por jogo.
Com o aumento do espaço e da liberdade para criar, a média de gols por partida disparou.
Em 95, houve uma média de 2,4 gols por jogo. Neste ano, a média cresceu 28%. Nos 120 jogos do primeiro turno deste ano foram marcados 373, uma média de 3,1 gols.
O Palmeiras foi o responsável por tal crescimento. Seu ataque fez 61 gols em 15 jogos, o que dá uma média de 4,06 por partida.

Texto Anterior: Romário, novamente
Próximo Texto: Santos é a equipe mais indisciplinada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.