São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo indica que produção é baixa na AL

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A América Latina e o Caribe continuam apresentando níveis de produtividade muito inferiores aos dos países industrializados, apesar das reformas econômicas feitas na região nos últimos anos.
É este o resultado de uma análise feita pela Cepal (Comissão Econômica das Nações Unidas).
Em um comunicado divulgado ontem em Santiago, no Chile, o órgão revela que a mão-de-obra da região produz de três a cinco vezes menos do que a dos países desenvolvidos, tendência que vem se intensificando recentemente.
O trabalho da Cepal faz parte de um estudo que será apresentado aos representantes dos países durante reunião que ocorrerá entre 15 e 20 de abril próximo, em São José, na Costa Rica.
A Cepal afirma, entretanto, que alguns setores, como os de exportação relacionados com o aproveitamento de recursos naturais, estão melhorando seu desempenho.
A Cepal propõe medidas para melhorar a produtividade na região, que abrangem desde as empresas até as políticas públicas.
O órgão destaca a necessidade de se criar sistemas de inovação, onde colaborem os setores privados e públicos, e classifica como prioritários os incentivos à qualidade, difusão tecnológica, capacidade e criação de elos de ligação entre os setores produtivos e de serviços.
Na reunião de São José, presidida pelo presidente de Costa Rica, José Figueres, serão analisadas as sugestões da Cepal e se aprovará um plano de atividades para os próximos dois anos.

Texto Anterior: Receita tributária na Argentina cai 2,8%
Próximo Texto: Reservas externas aumentam no México; Sony constrói fábrica no Leste Europeu
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.