São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulo Coelho recebe condecoração na França

LUIZ ANTÔNIO RYFF
EM PARIS

O escritor e colunista da Folha Paulo Coelho receberá hoje, em Paris, a medalha de Cavaleiro das Artes e Letras das mãos do ministro da Cultura francês, Philippe Douste-Blazy.
Paulo Coelho recebe a medalha pelo seu sucesso na França. O primeiro livro lançado no país foi "O Alquimista", em 1994. De lá para cá vendeu 1 milhão de exemplares. Sem contar a edição ilustrada com desenhos do quadrinista francês Moebius, que vendeu mais 35 mil exemplares.
"O Diário de Um Mago" já vendeu 90 mil exemplares, enquanto 270 mil pessoas levaram "As Margens do Rio Pedra, Sentei e Chorei" para casa.
A medalha de Artes e Letras foi instituída em 1957 e é conferida pelo ministro da Cultura às pessoas que se distinguem no campo artístico ou literário.
Cerca de 150 estrangeiros recebem a comenda anualmente. Entre os escritores, já foram condecorados o norte-americano John Updike e o colombiano Gabriel Garcia Marquez.
Existem três graus para a condecoração: cavaleiro, oficial e comandante. Para subir de grau é necessário esperar 5 anos. E, para receber a medalha é preciso ter idade mínima de 30 anos.

Texto Anterior: Brasil ganha verbete tímido no "Variety Film Guide 1996"
Próximo Texto: Estilo americano agita o rumo da moda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.