São Paulo, quinta-feira, 4 de abril de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estilo americano agita o rumo da moda

COSTANZA PASCOLATO
ESPECIAL PARA FOLHA, DE NOVA YORK

A semana da moda de New York (de 25/3 a 2/4) foi animada. Contrariando as expectativas -aqui confirmam-se somente as tendências mais comerciais, em impecáveis reedições do que já foi visto na Europa-, as passarelas americanas sacudiram o rumo da moda.
Miu Miu
Graças ao discreto, mas altamente inspirador desfile de Miu Miu (segunda marca da Prada), tudo o que vinha sendo visto até agora -moda-brechó, anos 70, inspiração militar, bad-girls, maquiagem punk, cabelos espetados, rigidez nas linhas das roupas, mau gosto, banal-chic- já era.
A nova Miu Miu traz um monte de boas idéias e boas atitudes. Sob uma aparente sobriedade ferve uma tranquila revolução. Miuccia Prada inventa a "neo-tradicional chic". Bons Clássicos. Bom background. Boa elegância. É "in" parecer bem nascida.
Se a silhueta é alongada e estreita, a rigidez é afastada pelo uso de tecidos mais macios. Ombros, busto, cintura e quadris são delicadamente marcados, mas a barra das saias tem pregas evasé.
O depoimento fashion de Miu Miu foi o mais forte da temporada, incluindo os desfiles europeus. Nem a própria marca Prada e o elogiadíssimo Gucci conseguiram provocar este impacto, que certamente irá "inspirar" avalanches de cópias. A atitude é que é nova. A vanguarda, agora, vai ousar usar a palavra "romântico".
Calvin Klein
O poderoso Calvin foi o mais impecável. Talvez faltasse um pouco de emoção -mas o resultado foi elegante e bem contemporâneo. Nenhum exagero -um pouco severo- cores lindas e escuras (chocolate, marinho, jade) quase nenhum preto -silhueta longa, limpa, estreita. Nova proporção: um triângulo alongado-, ombros estreitos, saias bem abaixo dos joelhos e calças longuíssimas. Vestidos em jersey opaco com recortes em diagonal. Hoje à noite é Jersey.
Marc Jacobs
Desta vez Jacobs acertou -numa medida exata entre o contemporâneo e o elegante-, mostrou um chic sofisticado e internacional. Uma certa opulência, bem controlada, em trench-coats em couro brilhante, saias longas, saias curtas, delicadas transparências, nem um pouco retrô. Elegante e "new-romantic".

Texto Anterior: Paulo Coelho recebe condecoração na França
Próximo Texto: Bomba! Encha o tanque e não encha o saco!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.